É com imensa satisfação que a turma de Museologia e Comunicação 4, 2º período de 2023, convida para a cerimônia de abertura da exposição curricular Conexões Ancestrais: a linha além do corpo que acontecerá no Memorial dos Povos Indígenas, em 24 de novembro de 2023, às 19:00h.

A exposição busca apresentar a diversidade cultural existente entre os povos indígenas por meio dos diferentes significados do grafismo. Para além de ornamento meramente decorativo, no grafismo está impressa a cosmovisão de mundo em seu conjunto de práticas, saberes e fazeres que organizam política e socialmente cada povo. O grafismo inscreve a memória ancestral manifesta nos rituais e na arte do cotidiano, seja por meio do corpo, das ferramentas, utensílios ou objetos de marcação territorial e reconhecimento étnico.

A exposição propõe diálogo entre peças selecionadas no acervo do Memorial dos Povos Indígenas e obras de Denilson Baniwa, Elenira Apurinã (Juma) e Hanna Allunoé e convida o público a refletir sobre a luta constante dos povos originários em busca de respeito aos modos de vida e o território que ocupam.

Curadoria, produção e montagem são da turma de Museologia e Comunicação 4, período 2023 | 2, sob coordenação da Profa. Dra. Marijara S. Queiroz, do Curso de Museologia da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília (FCI | UnB) em parceria com o Memorial dos Povos Indígenas do Distrito Federal. Destaque para a colaboração dos estudantes que ingressaram na UnB por meio do Vestibular Indígena: Filipe Galdino, Curso de Medicina (Potiguara), Israel Crispim, Curso de Ciências Sociais (Tikuna) e Marco Aurélio, Curso de Museologia (Baré).

Nossa Localização

Localização da FCI
 Email: Telefones:

biblioteconomia@unb.br
museologia@unb.br
arquivologia@unb.br
pgcinf@unb.br
nucleotifci@unb.br
nec@unb.br
fcifinanceiro@unb.br
extensaofci@unb.br
fci@unb.br