Professores Biblioteconomia

Antônio Lisboa Carvalho de Miranda

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Possui graduação em Biblioteconomia - Universidad Central de Venezuela (1970), mestrado em Ciência da Informação - Loughborough University Of Technology (1975) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1987). Atualmente é professor da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Planejamento de Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: comutação bibliográfica, acesso a informação, sociedade da informação, sistemas de informação e comunicação científica. Atualmente está trabalhando com projetos de alfabetização e inclusão digital.

 

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Dalton Lopes martins

Professor no curso de Biblioteconomia da Faculdade de Ciência da Informação (FCI) na Universidade de Brasília (UnB) e no Programa de Pós-graduação em Comunicação PPGCOM (Mestrado) da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e mestrado em Engenharia da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Doutor em Ciências da Informação pela ECA-USP (2009-2012), trabalhando com o tema de mapeamento, análise estrutural e dinâmica de Redes Sociais em ambientes digitais distribuídos. Tem experiências nas áreas de inclusão e cultura digital, análise de redes sociais, estudos métricos, organização e representação da informação e aprendizagem de máquina. Tem trabalhado atualmente em pesquisas na interface das áreas de Comunicação e Informação, focando nos fatores e nas condições que favorecem a formação de coletivos inteligentes e pesquisas com aplicações de Ciência de Dados (aprendizagem de máquina e mineração de dados) em problemas envolvendo políticas públicas, mídia e participação social. Coordena o projeto de pesquisa Tainacan - software livre para a construção social de repositórios digitais - parceria com o Ministério da Cultura e Instituto Brasileiro de Museus

Elmira Luzia Melo Soares Simeão

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Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2003), com mestrado em Comunicação e Cultura na Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Piauí (1990), com especialização em design gráfico (ESPM-RJ). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Universidade de Brasília. Integra a comissão científica da série Tempus e é editora da revista Tempus, actas e Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação (periódico internacional). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Publicações Eletrônicas e Editoração, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia da informação, editoração, comunicação, ciência da informação, informação e saúde, comunicação extensiva e inclusão digital.

 

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Emir José Suaiden

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Emir José Suaiden, graduado (1971) em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília, mestrado (1980) em Ciênciada Informação pela Universidade Federal da Paraíba, doutorado (1989) em Ciência da Informação pela Universidad Complutense de Madrid e pós-doutorado (2002) na Universidad Carlos III de Madrid. Na década de 70 foi diretor-adjunto do Instituto Nacional do Livro onde colaborou na implantação do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, no sistema de co-edição de livros e na propagação de uma politica de leitura. Desenvolveu em parceria com a Dra. Cecilia Leite Oliveira, uma metodologia de inclusão digital para a inclusão social que se transformou na Lei n.3275 do Governo do Distrito Federal, tornando obrigatório a sua utilização. Essa metodologia é reconhecida internacionalmente e premiada. Atualmente tem mandato de Diretor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT, instituto de pesquisa do Ministerio da Ciência e Tecnologia - MCT, é membro do Conselho Consultivo do Programa Nacional de Incentivo à Leitura - Proler, da Fundação Biblioteca Nacional, é Professor Titular da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília, membro do Conselho Técnico Consultivo do Museu de Astronomia e Ciências Afins - MASP- , membro do Conselho Superior da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal.

 

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Fernanda de Souza Monteiro

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Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2013). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2008). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (2005). Experiência e pesquisa em Arquitetura da Informação, Representação da Informação, Repositórios digitais e objetos de aprendizagem. Docente da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília da área de Organização e Tratamento da Informação. Atua no planejamento e organização unidades de informação digitais e na produção de objetos de aprendizagem. (Texto informado pelo autor)

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Fernanda Passini Moreno

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Possui graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos (2003). Possui mestrado (2006) e doutorado (2011) em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília e é Professora Adjunta (DE) na mesma Universidade. É membro do Grupo de Pesquisa Representação e Organização da Informação e do Conhecimento (EROIC), cadastrado no Diretório do CNPq e certificado pela Instituição. É vice-coordenadora do GT2 Organização e Representação do Conhecimento da ANCIB (2013-2014). Atuou como professora assistente efetiva na Universidade Federal de Goiás (UFG), com carga horária de 20 hs. Atuou como Consultora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, desenvolvendo material didático e ministrando cursos sobre o Sistema de Editoração Eletrônico de Revistas (SEER). Ministrou mini-cursos na área de Representação Descritiva sobre os Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos (FRBR). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Representação Descritiva e Comunicação Científica.

 

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Fernando César Lima Leite

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Graduado em Biblioteconomia e mestre em Ciência da Informação. Doutorando em Ciência da Informação. Experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes tópicos: gestão da informação e do conhecimento científico, biblioteconomia, planejamento e implementação de serviços de informação em C&T em ambiente digital, comunicação científica, divulgação científica, acesso aberto e repositórios institucionais, periódicos científicos eletrônicos. Editor pelo Brasil do E-LIS Eprints in Library and Information Science (repositório temático internacional da produção científica em Ciência da Informação). Foi analista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) onde planejou e implementou atividades de gestão da informação científica, tecnológica e organizacional e coordenou iniciativa e estratégias de acesso aberto à informação científica. É professor da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília e consultor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.

 

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Greyciane Souza Lins

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Doutoranda em Ciência da Informação e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Bibliotecária pela Universidade de Brasília com experiência em Processos de Disseminação da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Information Literacy (competência informacional), Arquitetura da informação, Ensino a Distância, Ciência da Informação, Sistemas de Informação, Gestão da Informação e do Conhecimento..

 

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Jayme Leiro Vilan Filho

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Professor Adjunto da Universidade de Brasília (1996-) com doutoramento em Ciência da Informação (UnB 2006-2010), mestrado em Biblioteconomia (UnB 1989-1992) e graduação em Processamento de Dados (UnB 1979-1982). Experiência acadêmica e profissional nas áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação, com atuações profissionais na BINAGRI (1982-1984) e IBICT (1985-1996), atuando principalmente com automação de biblioteca, base de dados bibliográficos e periódicos científicos, além de atividades de coordenação de serviço de bases de dados (periódicos, teses, eventos entre outras) e redes de bibliotecas (CCN, Teses e ISSN). Participa do Grupo de Pesquisa de Comunicação Científica atuando em atividades relacionadas com autoria múltipla (coautoria) em artigos de periódicos científicos nas áreas de informação. Coordena e ministra cursos de extensão relacionadas com tecnologias da informação aplicadas a editoração, sistemas gerenciadores de bases de dados, redes de informação, digitalização de teses, INTERNET, recuperação da informação e automação de bibliotecas.

 

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João de Melo Maricato

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 Pós-doutorado na Universidade de Brasília sob tutoria da Profa. Dra. Suzana Pinheiro Machado Mueller. Realizou atividades de pesquisa na Universidade da Califórnia (UCR). Doutor em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP (2010), onde recebeu o Prêmio Tese destaque USP da área de Ciências Sociais Aplicadas. Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Foi editor da revista Comunicação & Informação (UFG) entre 2012 a 2016. Revisor dos periódicos Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, Anales de Documentación, Transinformação, Revista em Questão, Brazilian Journal of Information Science: Research Trends e Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Avaliador ad hoc da Editora da Universidade de São Paulo. Professor adjunto na Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília (FCI/UNB), atuando em nível de Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCINF/UNB). Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFG. Foi coordenador do curso de Especialização em Gestão e Avaliação da Informação na UFG (2012 a 2016). Atua, especialmente, nas áreas de Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à Comunicação & Informação; Comunicação e divulgação da ciência; Construção de indicadores; Métodos e Técnicas Bibliométricas, Cientométricas e Almetricas; Estudo de relações entre Ciência e Tecnologia; Internacionalização da ciência; Avaliação de programas de Pós-Graduação; e, Estudos interdisciplinares em Ciência da Informação.

 

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Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque

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Doutora e mestre em ciência da informação pela Universidade de Brasília; especialista em literatura brasileira pela Universidade Católica de Brasília; graduada em biblioteconomia e documentação pela Universidade de Brasília. Exerceu as funções de bibliotecária e, posteriormente, de assessora dos núcleos tecnologia da Informação e psicopedagógico (2º ao 5º ano) no Colégio Marista de Brasília durante 11 anos. Projetou e coordenou o Centro de Recursos de Aprendizagem do Colégio Marista de Brasília. Premiada com convites para participar dos programas de intercâmbios: International Visitor Program, Bureau of Educational and Cultural Affairs, BECA, USA e Secondary School Educators Study Tour Program, no Japão, pela Japan Fundation. Prestou consultoria em Educação a Distância para PUCPR. Atualmente, é professora adjunta da Universidade de Brasilia. Possui experiência nas áreas de ciência da informação e educação, com ênfase em comportamento informacional (busca e uso da informação), metodologia científica, aprendizagem, letramento informacional, mídia e educação, pensamento reflexivo, ética, incentivo à leitura, biblioteca escolar e literatura.

 

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Marcílio de Brito

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Marcílio de Brito é graduado em Química pela Universidade de Brasília (1982), Master em Sciências da Informação e da Comunicação pela Université Lumière Lyon II - França (1987) e doutorado (PhD) em Informática Documentária pela Universidade Claude Bernard Lyon I - França (1991). Atualmente é professor adjunto da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias da informação, bibliometria e infometria, revistas eletrônicas, gestão da informação e informação em C&T.

 

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Márcio Bezerra da Silva

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Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (2018). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (2006). Tecnólogo em Processamento de Dados pela Escola Técnica Virgínia Patrick-RJ (1996). Professor da Faculdade de Ciência da Informação (FCI) da Universidade de Brasília (UnB). Experiência nas áreas de processamento de dados, banco de dados, arquitetura da informação, usabilidade, desenvolvimento web, sistemas de automação de bibliotecas, bibliotecas digitais, repositórios digitais e representação e organização da informação e do conhecimento. Trabalha atualmente em projetos sobre web 2.0, extração de dados (fake news) em redes sociais digitais, software livre, sistemas de automação de bibliotecas, metadados e repositórios digitais, com enfoque nos modelos institucional e de dados abertos. Membro dos grupos de estudos "G-Acervos manuscriptológicos, bibliográficos, iconográficos, etnográficos: organização, preservação e interfaces das tecnologias da informação e comunicação" (UFBA); e "Biblioteca Digital" (UNB).

 

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Marcio Victorino

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Professor Adjunto da Faculdade de Ciência da Informação da Unb. Possui graduação em Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (1988), graduação em Engenharia da Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (1994), mestrado em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (2001) e doutorado em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (2011). Tem experiência nas áreas de Ciência da Informação e Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: organização da informação, organização do conhecimento, sistemas de apoio à decisão, linguagens de programação, banco de dados, engenharia de software e arquitetura orientada a serviços.

 

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Marília Augusta de Freitas

Dados do professor ausentes

Michelli Pereira da Costa

Doutora e mestre em Ciência da Informação e bacharel em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: ciência aberta, dados de pesquisa, acesso aberto, bibliotecas digitais, bibliotecas populares e bibliotecas prisionais. Foi editora pelo Brasil do E-LIS Eprints in Library and Information Science de 2012/2014 (repositório temático internacional da produção científica em Ciência da Informação). Atuou como pesquisadora no IBICT em projetos de acesso aberto entre 2011 e 2014. É Professora Adjunta do curso de Biblioteconomia da Universidade de Brasília.  

Link para o currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5676915146365703

E-mail para contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Murilo Bastos da Cunha

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É professor titular da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília. Fez mestrado em Administração de Bibliotecas na Universidade Federal de Minas Gerais e doutoramento na Universidade de Michigan (EUA). Foi presidente da Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal e do Conselho Federal de Biblioteconomia. Entre as atividades exercidas na Universidade de Brasília estão as de diretor da Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, chefe do Departamento de Ciência da Informação e Documentação e Diretor da Biblioteca Central. Publicou: Uso de informações científicas e técnicas no Brasil, com Victor Rosenberg (1983), Bases de dados e bibliotecas brasileiras (1984), Documentação de hoje e de amanhã, com Jaime Robredo (1986 e 1994), Para saber mais: fontes de informação em ciência e tecnologia (2001); Dicionário de biblioteconomia e arquivologia (2008), com Cordélia R. O. Cavalcanti. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Processos de Disseminação da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: informação científica e tecnológica, biblioteca digital, estudo de usuários, biblioteca universitária e tecnologia da informação. É colunista dos blogs: A Informação [http://a-informacao.blogspot.com/] e Infohome [http://www.ofaj.com.br/colunistas.php?cod=27].

 

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Rita de Cássia do Vale Caribé

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Professora Adjunta da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília a partir de janeiro de 2013. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1979), Mestre em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de Brasília (1988) e Doutora em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (2011). Aposentada do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) (2012). Tem atuado principalmente nos seguintes temas: informação ambiental, sistema de informação ambiental, planejamento de sistemas de informação, vocabulário controlado e linguagens documentárias. (Texto informado pelo autor)

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Rodrigo Rabello da Silva

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Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) em 2004. Em pesquisas de iniciação científica recebeu financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entre 2002 e 2003, e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), entre 2003 e 2004. Doutor em Ciência da Informação pela UNESP com pesquisa financiada pela FAPESP entre 2005 e 2009. Realizou estágio de doutorado (curta duração) na Universidade de Granada, Espanha, em 2008. Foi consultor da UNESCO no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) entre 2009 e 2010. Pós-doutor em Ciência da Informação pelo IBICT com estágio realizado entre 2010 e 2012. Professor Adjunto na Faculdade de Ciência da Informação (FCI), Universidade de Brasília (UnB), instituição onde também realizou estágio de pós-doutorado financiado pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES), entre 2014 e 2016. Faz parte da equipe de editores do E-LIS (International Open Archive of Library and Information Science) no Brasil. Área de atuação: Fundamentos Teóricos da Ciência da Informação. Temas de interesse: epistemologia da Ciência da Informação, estudos histórico-conceituais em Ciência da Informação, fundamentos da Documentação, da Biblioteconomia e da Arquivologia, documento, diplomática, estudo de usuários, informação em C&T, avaliação de produtos e serviços de informação.
 
Lattes:
 
Acesso a publicações:

Simone Bastos Vieira

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Pós-doutorado em Ciência da Informação, na área de Gestão do Conhecimento, pela Université Charles de Gaulle - Lille 3 (2016) , doutorado em Ciência da Informação pela Universidad Complutense de Madrid (1994), mestrado pela Universidade de Brasília (1984) e graduação em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília. Atualmente é Professora  Associada da Faculdade de Ciência da Informação, da Universidade de Brasília. Bibliotecária aposentada do Senado Federal, onde exerceu o cargo de diretora da Biblioteca, no período de 1996 a 2012. Tem experiência na área de Ciência da Informação , com ênfase em Biblioteconomia. Atua principalmente nos seguintes temas: organização da informação e gestão do conhecimento, análise da informação e uso de novas tecnologias, informação e biblioteca digital.

 

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Professores Museologia

Ana Lúcia de Abreu Gomes

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Possui licenciatura e bacharelado em História (1988), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em História Cultural pela Universidade de Brasília (2008). Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília atuando no curso de Museologia.. Atuou como técnica em História do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Tem experiência na área de História, com ênfase em História social e cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: imagens e história, Brasil Império, Brasil República, História Cultural, Patrimônio Cultural, Patrimônio Imaterial. Durante 20 anos lecionou História para o Ensino Fundamental e Médio, atuando, inclusive na área de Ensino de Jovens e Adultos.

 

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Andrea Fernandes Considera

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Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1990) , graduação em Museologia pela Universidade Estácio de Sá (1991) , especialização em Gestão do Terceiro Setor pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2004) e mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1996) . Atualmente é Professora Assistente da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Museologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: História do Brasil.

 

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Clovis Carvalho Britto

Pós-Doutor em Estudos Culturais no Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutor em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), Lisboa, e Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Mestre em Museologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor Adjunto IV na Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília (UnB) no Curso de Museologia e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Museologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor Convidado no Departamento de Museologia e Investigador colaborador no Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED/ULHT)) da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na área de Museologia (2020-2023). Consultor ad hoc do CNPq e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). É um dos editores da Revista Museologia & Interdisciplinaridade (ISSN: 2238-5436). Líder do Grupo de Pesquisa Museologia, Patrimônio e Memória (UnB) e membro dos Grupos de Pesquisa Cultura, Memória e Desenvolvimento (UnB) e Observatório da Museologia na Bahia (UFBA). Tem experiência na área de Ciências Sociais, com ênfase em Sociologia da Literatura e Antropologia dos Museus e Patrimônios, e em Museologia, com ênfase em Teoria Museológica.

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Link para Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7846212059366799

Deborah Santos

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Doutora em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (ULHT) - Lisboa/ Portugal. Mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Especialista em Museologia Avançada pelo Instituto de Museologia da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Graduada e Licenciada em História pela PUC/SP. Atualmente Professora do Curso de Bacharelado em Museologia da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília - FCI/UnB; Pesquisadora do Grupo de Estudos Museologia, Patrimônio e Memória do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCInf/FCI/UnB e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas, História, Educação das Relações Raciais e de Gênero (GEPPHERG) - da Faculdade de Educação - FE/UnB. Membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro - NEAB/CEAM/UnB. Áreas de interesse: Museu e Museologia; museus afro-brasileiros; mulheres negras; memória e patrimônio afro-brasileiro.

 

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Elizangela Carrijo

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Doutora em Comunicação, pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (Linha de Pesquisa em Poder e Processos Comunicacionais), Mestre em História Cultural, pelo Programa de Pós-Graduação em História da UnB, e Graduada em História (Bacharelado e Licenciatura) pela mesma universidade. Docente desde 1997 em várias escolas do Distrito Federal, em 2010 tornou-se professora permanente da Universidade de Brasília, no curso de graduação em Museologia (FCI/UnB), ocupando atualmente o cargo de coordenadora do curso (2020-2022). Em 2020, foi credenciada como professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPG-CEN/UnB), para orientar pesquisas de Mestrado. Trabalhou por mais de dez anos na empresa S/A Jornal Correio Braziliense, coordenando pesquisas e atividades de tratamento e gestão nos acervos textuais e fotográficos do Centro de Documentação. Desde 2010 é pesquisadora no Grupo Museologia, Patrimônio e Memória (CNPq/FCI/UnB) e no Núcleo de Estudos da Cultura, Oralidade, Imagem e Memória (Necoim/CEAM/UnB). Com experiência multidisciplinar em história, comunicação, museologia e artes cênicas e ênfase em teatro-DF, metodologia, história oral, documentação e acervo.

 

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Luciana Magalhães Portela

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Possui Bacharelado em Antropologia pela Universidade de Brasília (2003), Mestrado em Museologia pela Université de Neuchâtel , Suíça (2013) e Doutorado em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social na Universidade de Brasília PPGAS/DAN - UnB (2020). É Professora Adjunta do Curso de Graduação em Museologia da Faculdade de Ciência da Informação, da Universidade de Brasília, UnB, desde fevereiro 2016.

Pesquisadora do grupo de pesquisa Museologia, Memória e Patrimônio do PPGCInF da FCI/UnB. Áreas de pesquisa e interesse: antropologia, história da antropologia, gênero, teoria museológica, museologia social, arquitetura de museus, coleções etnográficas, patrimônio e memória.

 

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Marijara Souza Queiroz

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Doutora em Artes pelo Instituto de Artes da Universidade de Brasília (IDA/UnB) com ênfase em Arte Contemporânea. Mestra em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (EBA/UFBA) com ênfase em História e Teoria da Arte. Bacharela em Museologia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA com habilitação em Museus de História e Museus de Arte. É professora do Curso de Museologia da Faculdade de Ciência da Informação da UnB e membro do Grupo de Pesquisa Museologia, Patrimônio e Memória (CNPq) nas linhas de Teoria e Prática Museológica e Cultura, Arte e Memória. Trabalha com temas relacionados a museus e coleções, curadorias e exposições museológicas com abordagens voltadas para museologia e memória social, fundamentos e crítica da arte, estudos de gênero, raça e classe.

 

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Rose Miranda

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Bacharel em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), e com doutorado em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias em Portugal. É professora do Curso de Museologia da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília (UnB). Ao longo de 23 anos, atuou ativamente na Política Nacional de Museus, desenvolvendo sistemas de informação, atos normativos, programas e projetos. Foi servidora pública do Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (DEMU/IPHAN) e do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), e foi uma das responsáveis pela criação da metodologia do Plano Museológico. Participou do planejamento, implantação e coordenação do Cadastro Nacional de Museus, liderou a pesquisa e coordenação editorial das publicações Guia dos Museus Brasileiros e Museus em Números, e desempenhou um papel de mentora no Registro de Museus e no Programa Acervo em Rede. Como representante do Brasil em encontros da mesa técnica do Observatório Ibero-Americano de Museus, contribuiu para a criação do Registro de Museus Ibero-Americanos, que é mantido pelo Programa Ibermuseus. Além disso, possui experiência em museus nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Também exerceu o cargo de presidente da Associação Brasileira de Museologia (ABM) e exerceu o cargo de diretora-secretária do Conselho Federal de Museologia (COFEM). É membro do Grupo de Pesquisa Museologia, Patrimônio e Memória (FCI/UnB). Desenvolve trabalhos e pesquisas nos campos da documentação museal, cultura digital aplicada a museus, políticas públicas museais e gestão de museus. É parecerista dos periódicos científicos Revista Museologia & Interdisciplinaridade (ISSN 2238-5436), Revista Musas (ISSN 1807-6149) e Midas - museus e estudos interdisciplinares (ISSN: 2182-9543). Seus trabalhos completos estão disponíveis em Academia.edu (https://unb.academia.edu/RoseMiranda).

 

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Silmara Küster de Paula Carvalho

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Professora do Curso de Museologia da Universidade de Brasília; Doutora em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) - Lisboa (2020); Mestre em Tecnologia e Desenvolvimento pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2005); Especialista em Conservação de Obras em Papel pela Universidade Federal do Paraná (1999); Especialista em Fundamentos Estéticos para a Arte Educação pela Faculdade de Artes do Paraná (1992); Licenciatura em Desenho pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1990); Licenciatura em Artes Plásticas pela Faculdade de Educação Musical do Paraná (1989). Coordenadora do Curso de Museologia da UnB (2012-2014). Coordenadora da Rede de Professores e Pesquisadores do Campo da Museologia 2015-2017. Coordenadora de Extensão da Faculdade de Ciência da Informação UnB (2021-2023).

 

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Valdemar de Assis Lima

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Graduado em Museologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), especialista em Arte Educação e Linguagens Artísticas Contemporâneas pela Escola de Belas Artes (EBA) da UFBA, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorando em Educação pela UFSC. Atualmente é Professor Assistente A do Curso de Graduação em Museologia pela Universidade de Brasília (UnB). Membro do Grupo de Pesquisa em Patrimônio, Memória e Educação (PAMEDUC) e do Grupo de Pesquisas Rastros (USF). Tem experiências em museologia decolonial, educação museal e plano museológico, no campo da Museologia; educação para o patrimônio, sociologia da educação e educação das relações etnico-racias e antirracismo, no campo da Educação e gestão de pessoas, gestão de projetos culturais, no campo da Gestão. Tem atuado com os temas: antirracismo, branquitude; patrimônio cultural, patrimônio imaterial; interculturalidade crítica e identidades; processos museais e musealidades; uso social da memória; requalificação de espaços culturais e animação cultural.

 

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Professores Arquivologia

André Porto Ancona Lopez

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André Porto Ancona Lopez é professor da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília, onde leciona, entre outras disciplinas, Diplomática e Tipologia Documental para o curso de graduação em Arquivologia e Metodologia de pesquisa para o Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, do qual é o atual coordenador. Especializou-se na organização de arquivos pelo IEB/ECA-USP após ter se graduado em História pela FFLCH-USP. Seu mestrado em História Social (USP) foi publicado sob o título Tipologia documental de partidos e associações políticas brasileiras (Ed. Loyola, 1999). Doutorou-se em 2001 pela FFCLH-USP, com o trabalho "As razões e os sentidos: finalidades da produção documental e interpretação de conteúdos na organização arquivística de documentos imagéticos". Publicou, pelo Arquivo do Estado de São Paulo, em 2002, o livro Como descrever documentos de arquivo: elaboração de instrumentos de pesquisa. Sua experiência arquivística inclui passagens por várias instituições, entre as quais o Centro de Documentação do Movimento Operário Mário Pedrosa (CEMAP), o Arquivo de Negativos da Prefeitura de São Paulo (SMC-DPH) e o Arquivo do Município de Amparo, do qual foi diretor. Entre 2001 e 2009 foi professor convidado do curso de especialização em Arquivos do IEB/ECA-USP, responsável pela disciplina de descrição. Foi professor junto ao departamento de História da Universidade Estadual de Maringá por mais de dez anos. Atualmente desenvolve junto ao CNPq, como projeto de produtividade, pesquisa relacionada à discussão da organicidade arquivista de documentos fotográficos e participa do Grupo de Trabalho do Conselho Internacional de Arquivos sobre arquivos fotográficos e audiovisuais (ICA-PAAG). Coordena, junto à Rede Ibero-americana de Ensino Arquivístico Universitário, blog destinado a amparar as ações de comunicação de tal rede (Blog BIEAU). Como modo de incrementar o intercâmbio científico, as atividades atuais do pesquisador estão sendo difundidas nos seguintes blogs: Blog Diplomática e Tipologia Documental (direcionado para os alunos de graduação); Blog Metodologia em Ciência da Informação (focado em pesquisas de pós-graduação); Blog DigifotoWeb (relacionado à pesquisa sobre documentos fotográficos.

 

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Angélica Alves da Cunha Marques

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Possui graduação em Arquivologia (2003), mestrado (2007) e Doutorado (2011) em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Atualmente é Professora do Curso de Arquivologia da UnB. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia.

 

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Cláudio Gottschalg Duque

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Possui graduação em Licenciamento em Letras habilitação em Alemão pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (1994), mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (1998), doutorado-sanduíche em Angewandte Sprachwissenschaft und Computerlinguist - Justus-Liebig-Universität Giessen (2004) e doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação (2005). Atualmente é Professor Adjunto do Depto de Ciência da Informação e Documentação da Universidade de Brasília (CID-UnB). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Leitura e Escrita, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de recuperação de informação, ontologia, lingüística computacional, sistemas inteligentes e web semântica.

 

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Cynthia Roncaglio

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Graduada em História (1988), mestra em História do Brasil (1994) e doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento (2007) pela Universidade Federal do Paraná. Detém notória especialização na área de Gestão Documental reconhecida pela Associação dos Arquivistas Brasileiros (AAB). Atualmente é professora-adjunta da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília (UnB). Tem experiência nas áreas de História, Meio Ambiente e Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: memória, patrimônio cultural e natural, arquivo permanente, gestão de documentos e políticas públicas informacionais.

 

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Darcilene Sena Rezende

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Possui Bacharelado (1990) e Licenciatura (1992) em História pela Universidade de São Paulo - USP, Especialização em Organização de Arquivos pelo Instituto de Estudos Brasileiros/Escola de comunicações e Artes da USP (1993) e Doutorado em História Social pela USP (2003). É professora do curso de Arquivologia da Universidade de Brasília - UnB desde 2005. Atua nas áreas de Arquivologia e Ciência da Informação, com ênfase nos seguintes temas: organização de arquivos; descrição documental e recuperação da informação; representação; comunicação; metodologia; patrimônio, memória e identidade.

 

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Eliane Braga de Oliveira

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Possui graduação em Sociologia pela Universidade de Brasília (1981), mestrado em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de Brasília (1997) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2010). Fez estágio de doutoramento na Universidade do Porto, Portugal, com bolsa do Programa PDDE da CAPES. É professora do curso de Arquivologia da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão das informações arquivísticas, avaliação documental, arquivos públicos, informação pública e ensino de arquivologia.

 

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Georgete Medleg Rodrigues

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Pós-doutorado na Université de Paris X (Département de sciences juridiques, administratives et politiques/Bibliothèque de Documentation Internationale Contemporaine -BDIC, Nanterre, França, 2008-2009). Professora convidada da Ecole Nationale des Chartes, Paris, em fevereiro de 2011.Mestre em História pela Universidade de Brasília (1990). Graduada (bacharelado) em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP, 1982). Todas as titulações foram financiadas com bolsa do CNPq. Atualmente é professora Adjunta IV da Universidade de Brasília onde leciona no Curso de graduação em Arquivologia e no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do Departamento de Ciência da Informação e Documentação. Desde outubro de 2009 é diretora de Pós-Graduação do Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Brasília. Os temas de pesquisa e ensino com os quais trabalha têm buscado refletir sobre a constituição da Arquivística como disciplina no Brasil, a formação acadêmica dos arquivistas e sua inserção no mundo do trabalho; sobre os arquivos nas suas dimensões social, cultural e política, com ênfase no acesso às informações arquivísticas (políticas públicas nacionais e internacionais de acesso) e arquivos como memória e patrimônio documental. É líder do Grupo de Pesquisa "Políticas de informação do Estado e a gestão dos patrimônios documentais", certificado pela UnB e credenciado no CNPq. É membro da Câmara Técnica de Normalização da Descrição Arquivística do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq) do Arquivo Nacional.

 

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Ivette Kafure Muñoz

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Doutora em Ciência da Informação, Universidade de Brasília. Mestre em Informática, Universidade Federal de Campina Grande. Especializada em Práticas Audiovisuais, Universidade del Valle, Cali, Colômbia. Graduada em Engenharia de Sistemas, Universidade Autônoma de Manizales, Manizales, Colômbia. Atua principalmente nos seguintes temas: ergonomia cognitiva, design emocional, usabilidade da imagem e do acesso à informação, tecnologia educacional.

 

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Katia Isabelli Melo

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Possui doutorado em Documentación: Archivos y Bibliotecas en el entorno digital - Universidad Carlos III (2010), mestrado em Memória Social e Documentos pela Universidade do Rio de Janeiro (1993) e graduação em Arquivologia pela Universidade Federal Fluminense (1983). Atualmente é membro do conselho editorial da Associação Brasiliense de Arquivologia, analista legislativo - Câmara dos Deputados e professora assistente da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Políticas públicas nos arquivos, atuando principalmente nos seguintes temas: arquivista, mercado de trabalho, políticas públicas nos arquivos, estudo de usuário e arquivística.

 

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Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares

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Graduação em Engenharia Mecânica (1990) e mestrado em Biblioteconomia ambos pela Universidade de Brasília (1997). Especialização em Inteligência Competitiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Instituto Nacional de Tecnologia (INT) e Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) em 2001. Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Trabalhou na Fundação Certi, no Ministério das Relações Exteriores (MRE), no Ibict, na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Desde 2006 é Professora Adjunta da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília (UnB) e Coordenadora do Curso de Bacharelado em Museologia. Possui experiência em Gestão do Conhecimento, da Memória e do Patrimônio; Educação Corporativa; Inteligência Competitiva; Planejamento de Sistemas de Informação; Inclusão Digital; Cooperação em Ciência e Tecnologia e Informação Tecnológica.

 

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Paulo José Viana de Alencar

Professor assistente do curso de graduação em Arquivologia na Universidade de Brasília (UnB), membro do Conselho da Faculdade de Ciência da Informação e do Núcleo Docente Estruturante (NDE). Doutorando e mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Bacharel em Arquivologia pela mesma universidade. Recebeu o Prêmio Maria Odila Fonseca em 2021 (Categoria: Melhor Dissertação) pelo Arquivo Nacional. Tem experiência em gestão de documentos, classificação, organização de arquivos, transferência, recolhimento, indexação, digitalização e planejamento de bases de dados. No âmbito da pesquisa seus temas de interesse são: os fundamentos teóricos e epistemológicos da Arquivologia, história dos arquivos e da Arquivologia, classificação arquivística e Diplomática.

Renato Tarciso Barbosa de Sousa

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Possui graduação em História pela Universidade de Brasília (1990), mestrado em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de Brasília (1995) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Organização de Arquivos, atuando principalmente nos seguintes temas: arquivologia, organização de arquivos, gestão de documentos, formação profissional e políticas públicas de arquivo.

 

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Rogério Henrique de Araújo Júnior

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Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília e Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Informação e Documentação da mesma Universidade. É membro dos Grupos de Pesquisa Representação e Organização da Informação e do Conhecimento e Inteligência Organizacional e Competitiva registrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq e Membro da Comissão de Avaliação da Área de Arquivologia do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação (INEP/MEC) desde 2006. Atuou como Coordenador do Curso de Arquivologia do Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Universidade de Brasília entre 2003 e 2004. Atualmente é Vice-Diretor da Faculdade de Ciência da Informação da UnB e desenvolve a pesquisa intitulada: Sistema de Inteligência Competitiva para Aprimorar Ações de Prevenção e Combate à Corrupção na Controladoria-Geral da União com o apoio do CNPq. Linhas de Ensino e Pesquisa: Gestão do conhecimento; Inteligência organizacional e competitiva; Gerenciamento estratégico da informação; Macroplanejamento e planejamento de sistemas de informação; Indexação e recuperação da informação

 

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Shirley Carvalhêdo Franco

Desde 2006, professora da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília (UnB), Brasil. Coordenadora do curso de Arquivologia da UnB (2023-2025). Membro internacional do Conselho Editorial da revista The American Archivist, da Sociedade Americana de Arquivistas (SAA). Investigadora associada do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP) da Guiné-Bissau desde 2021. Investigadora do Centro de Estudos Sociais Amílcar Cabral em Bissau, Guiné-Bissau (CESAC) de 2019 a 2020. Colaboradora do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM), unidade de I&D sediada na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal. Professora na Pós-Graduação do Institute of Library, Information and Archival Studies na National Chengchi University (NCCU), Taiwan de 2016 a 2018. Pós-doutorado em História Social na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro. Doutorado em Ciência da Informação na Universidade de Brasília (UnB). Mestrado em Ciência da Informação na UnB (2003). Mestrado em Interaction Design and Information Architecture pela University of Baltimore (UBalt), Baltimore, MD, Estados Unidos. Criou a Noção de Ramificação dos documentos arquivísticos em 2012. Estuda os arquivos tendo como perspectivas os contextos sociais, culturais e políticos, enquanto fatores influenciadores na idealização, criação, trajetória e formação de Políticas de Informação. Participa dos Grupos de Pesquisa certificados pelo CNPq: "Estado, Informação e Sociedade (EIS)","Fundamentos históricos, epistemológicos e teóricos da Arquivologia (FHETA)", e "Entre informar, reter e conhecer: um estudo teórico-metodológico sobre documentos sensíveis em instituições arquivísticas". Possui experiência em trabalhos relacionadas à Administração: Avaliação, Memória Institucional, Gestão de Conhecimento e Gerenciamento de Conflitos.

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