Arquivologia

 

Biblioteconomia

O termo "Biblioteconomia" deriva do termo biblioteca que é composto por biblio (livro) e theke (caixa), formação esta que evidencia a concepção de biblioteca enquanto caixa de livros. Talvez por esse fato, o grande público associe o termo "Biblioteconomia" aos livros, à biblioteca, às técnicas empregadas e aos serviços prestados no âmbito desta instituição.
 

 

 Todavia, já há algumas décadas, a área vem trabalhando com a informação independentemente de seu suporte físico (discos, patentes, cds, vídeos, anais de congressos, manuscritos, cartazes, fotografias, histórias em quadrinhos, mapas, relatórios técnicos...) e da instituição que a possui. Assim, o objeto de estudo, as pesquisas, as atividades profissionais e o ensino na área deslocaram-se, historicamente, do eixo livro (suporte) para informação (conteúdo), do controle do acervo de uma biblioteca para o acesso à informação por meio de canais de comunicação "formais" (documentos) e "informais" (pessoas, redes eletrônicas, colégios invisíveis).
 

 

Uma definição proposta pela ALA (American Library Association), em 1992, afirma que o caráter essencial da Biblioteconomia e da Ciência da Informação volta-se para a informação e o conhecimento registrado ou registrável, bem como para os serviços e tecnologias para habilitar sua gestão e uso, abrangendo a criação, comunicação, identificação, seleção, aquisição, organização e descrição, armazenagem e recuperação, preservação, análise, interpretação, avaliação, síntese, disseminação e gestão da informação e do conhecimento.
 

 

De forma geral, os conteúdos lecionados nos mais de trinta cursos de graduação brasileiros em Biblioteconomia e em Ciência da Informação aproximam-se da definição explicitada acima. Entre esses cursos podemos citar o da Universidade de Brasília (UnB).
 

 

A história da graduação em Biblioteconomia na UnB, inicia-se em 1962, ano da fundação do curso. Desde período até os dias de hoje, o curso tem formado profissionais reconhecidos nacionalmente por sua competência técnica e acadêmica; as reformulações curriculares têm sido constantes com o objetivo de construir um currículo em sintonia com os acontecimentos sociais, políticos, históricos e científicos do país. Além disso, ao longo deste percurso, seu corpo docente buscou capacitação em universidades reconhecidas internacionalmente, fato primordial para um ensino de qualidade.
 

 

Por todos esses fatos, o curso de Biblioteconomia da UnB é um melhores do país. Recebe semestralmente, não só alunos brasileiros das diferentes regiões, como também alunos provenientes de outros países.

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