Docentes Museologia

Possui Graduação em História pela Universidade Federal Fluminense – licenciatura e bacharelado (1988), Mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e Doutorado em História Cultural pela Universidade de Brasília (2008). Tem experiência na área de História com ênfase em História Social e História Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: imagens e história, Patrimônio Cultural, Patrimônio Imaterial, História Oral, Brasil Império e Brasil República, Durante 20 anos lecionou História nas séries do Ensino Fundamental e Médio, atuando, inclusive, na área do Ensino de Jovens e Adultos. Foi professora da Universidade Aberta do Brasil na UnB ministrando aulas sobre metodologia do ensino de História. Atuou, igualmente como técnica em História do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Departamento do Patrimônio Imaterial. Na Universidade de Brasília ingressou na Faculdade de Educação, ministrando por seis meses a disciplina de Metodologia de Ensino de História. Atualmente é Professora Associada do Curso de Museologia da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília, tendo sido credenciada em seu Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação para orientação de Mestrado e Doutorado. É membro do Grupo de Pesquisa Museologia, Patrimônio e Memória do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Desde 2012, é coordenadora do Núcleo de Estudos em Cultura, Oralidade, Imagem e Memória do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília. Em 2023 foi nomeada conselheira do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultura do Distrito Federal (Condepac-DF), cargo ocupado até maio de 2024. (Texto informado pelo autor)

anaabreu@unb.br


Lattes

Possui graduação em Museologia pela Universidade Estácio de Sá (1991), graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1996) e doutorado em História pela Universidade de Brasília (2015). Atualmente é professora adjunta da Universidade de Brasília e conselheira do Conselho Federal de Museologia. Tem experiência na área de Museologia, com ênfase em Documentação Museológica e Gestão de Museus, atuando principalmente nos seguintes temas: documentação museológica, curadoria de exposição, gestão de museus, história da museologia e história do Brasil. (Texto informado pelo autor)

andreaconsidera@unb.br
Lattes

Pós-doutorado em Museologia pela Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa e em Estudos Culturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em Museologia pela Universidade Lusófona e Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília. Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás e Mestre em Museologia pela Universidade Federal da Bahia. Professor Associado 2 na Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília no Curso de Museologia e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Professor no Programa de Pós-Graduação em Museologia da Universidade Federal da Bahia. Professor Colaborador no Departamento de Museologia e Investigador colaborador no Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento da Universidade Lusófona, em Portugal. Bolsista de Produtividade em Pesquisa Nível 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na área de Museologia (2020-2026). Consultor ad hoc do CNPq e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Líder do Grupo de Pesquisa Museologia, Patrimônio e Memória (UnB) e membro do Grupo de Pesquisa Cultura, Memória e Desenvolvimento (UnB). É um dos editores da Revista Museologia Interdisciplinaridade da Universidade de Brasília (ISSN: 2238-5436). Tem experiência na área de Ciências Sociais, com pesquisas sobre o campo literário, museus e patrimônios, e em Museologia, com ênfase em Teoria Museológica, história dos museus e Sociomuseologia. E-mail: clovisbritto@unb.br (Texto informado pelo autor)

clovisbritto@unb.br
Lattes
Doutora em Museologia pela Universidade Lusófona (ULHT) de Lisboa/ Portugal. Mestre em História Social pela PUC/SP. Especialista em Museologia Avançada pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo ( FESP/SP). Bacharel e Licenciada em História pela PUC/SP. Atualmente Professora Adjunta do Curso de Museologia da Universidade de Brasília. Ex-Secretária de Direitos Humanos da UnB (2022 a 2024). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa “Museologia, Patrimônio e Memória” -; PPGCInf/FCI/UnB e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas, História, Educação das Relações Raciais e de Gênero – GEPPHERG – FE/UnB. Membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros – NEAB/CEAM/UnB. Áreas de interesse: museu e museologia; museus afro-brasileiros; mulheres negras; memória e patrimônio afro-brasileiro. (Texto informado pelo autor). deborahsantos@unb.br
Lattes

Doutora em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (Linha de Pesquisa: Poder e Processos Comunicacionais), Mestre em História Cultural e Graduada em História (Bacharelado e Licenciatura) pela mesma universidade. Trabalhou por mais de dez anos na empresa S/A Jornal Correio Braziliense coordenando pesquisas, equipes e processos técnicos de acervos. Docente desde 1997, lecionou em várias escolas de Brasília/DF. Em 2010, tornou-se professora permanente da UnB na Graduação de Museologia da Faculdade de Ciência da Informação (FCI/UnB) e, em 2020, tornou-se professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPG-CEN/UnB, 2020-2025). Tem perfil e experiência multidisciplinar em história, comunicação, museologia, ciência da informação e artes cênicas com ênfase em metodologia, documentação e acervo. Pesquisadora desde 2010 do Grupo Museologia, Patrimônio e Memória (CNPq/FCI/UnB) e do Núcleo de Estudos da Cultura, Oralidade, Imagem e Memória (Necoim/CEAM/UnB). Em 2023 foi requisitada para trabalhar na Biblioteca e Acervo Digital da Presidência da República do Brasil (Casa Civil), desde então está cedida pela UnB. Contatos: ecarrijo@unb.br + elizangela.carrijo@presidencia.gov.br (Texto informado pelo autor)

ecarrijo@unb.br
Lattes
luciana

Possui Bacharelado em Antropologia pela Universidade de Brasília (2003), Mestrado em Museologia pela Université de Neuchâtel , Suíça (2013) e Doutorado em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social na Universidade de Brasília PPGAS/DAN – UnB (2020). É Professora Adjunta do Curso de Graduação em Museologia da Faculdade de Ciência da Informação, da Universidade de Brasília, UnB, desde fevereiro 2016. Foi Coordenadora do Curso de Musoelogia da UnB em 2022/2023. (Texto informado pelo autor)

lucianaportela@unb.br
Lattes

Doutora em Artes pelo Programa de Pós Graduação em Artes do Instituto de Artes da Universidade de Brasília (IDA/UnB) com ênfase em arte contemporânea. Mestra em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (EBA/UFBA) com ênfase em Teoria e História da Arte. Bacharel em Museologia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA com habilitação em Museus de História e Museus de Arte. Ganhou o Prêmio UnB 2022 de Melhor Tese na Grande Área de Linguística, Letras e Artes com a pesquisa “O traje de Oyá Igbalé como oferenda para adiar a morte: agenciamentos da coleção de trajes de candomblé da Casa Branca no Museu do Traje e do Têxtil” (2021). É Coordenadora do Curso de Museologia da Faculdade de Ciência da Informação da UnB, para o biênio 2024/2026. Membro do Grupo de Pesquisa Museologia, Patrimônio e Memória do CNPq com atuação nas linhas “Teoria e Prática Museológica” e “Cultura, Arte e Memória”. Atua no ensino, pesquisa e extensão com atenção aos museus e os processos de musealização, às coleções, curadorias e exposições museológicas. As abordagens envolvem Museologia, Fundamentos e Crítica da Arte, Teoria e História da arte, Ciência da Informação e estudos interseccionais de gênero, raça e classe. (Texto informado pelo autor

marijara@unb.br

Lattes</a

silmara

 

 

Professora Adjunta do Curso de Museologia da Universidade de Brasília desde 2009. Doutora em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) – Lisboa (2020); Mestre em Tecnologia e Desenvolvimento pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2005); Especialista em Peritagem e Avaliação em Obras de Arte pela Universidade Santa Úrsula RJ (2024); Especialista em Conservação de Obras em Papel pela Universidade Federal do Paraná (1999); Especialista em Fundamentos Estéticos para a Arte Educação pela Faculdade de Artes do Paraná (1992); Licenciatura em Desenho pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1990); Licenciatura em Artes Plásticas pela Faculdade de Educação Musical do Paraná (1989). Coordenadora do Curso de Museologia da UnB (2012-2014). Coordenadora da Rede de Professores e Pesquisadores do Campo da Museologia 2015-2017. Coordenadora de Extensão da Faculdade de Ciência da Informação UnB (2021). Professora em exercício provisório no Curso de Biblioteconomia da UFRJ (2022-2023). Professora convidada para a disciplina Conservação e Restauração de Obras sobre Papel II – no Curso de Graduação em Conservação e Restauração da Escola de Belas Artes da UFRJ (EBA/ UFRJ) (2023-2). (Texto informado pelo autor)

silmarakuster@gmail.com

Lattes

Museólogo e Arte Educador. Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bacharel em Museologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor Adjunto I da Graduação em Museologia da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília (UnB). Membro dos grupos de pesquisa: Patrimônio, Memória e Educação (PAMEDUC) e Museologia, Patrimônio Memória (UnB). Membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UnB (NEAB/UnB). Sócio emérito do Instituto Memorial Lélia Gonzalez. Atualmente preside a Comissão de Direitos Humanos da Faculdade de Ciência da Informação (FCI/UnB). Tem atuação no temário: educação museal, processos museológicos e uso social da memória; requalificação de espaços culturais, gestão de projetos culturais e de pessoas; interculturalidade crítica e identidades; Educação Antirracista para as Relações Étnico-Raciais (EARER), educação antirracista para o patrimônio (EAPP) e patrimônio imaterial. (Texto informado pelo autor)

valdemar.assis@unb.br
Lattes
Acessar o conteúdo