Docentes Arquivologia

O corpo docente do Curso de Arquivologia é formado por 14 professores permanentes com formação acadêmica interdisciplinar e experiência profissional em Arquivologia e áreas afins. A seguir são apresentados breves dados sobre a formação de cada docente. O currículo integral pode ser acessado na Plataforma Lattes.

 andre

FORMAÇÃO
Especialização em Archives of Political Parties After the Collapse of the Communism (2001), Central European University/ Open Society Archives, Budapest (Hungria). Doutorado em História Social (2001), Universidade de São Paulo (USP). Mestrado em História Social (1994), Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Organização de Arquivos (1990), Universidade de São Paulo (USP). Graduação em História (Licenciatura 1992 e bacharelado 1989), Universidade de São Paulo (USP).

Lattes

angelica
FORMAÇÃO
Pós-doutorado (2014-2015) na Universidade de Brasília e na École Nationale des Chartes∕Sorbonne, Paris. Doutorado em Ciência da Informação (2011), Universidade de Brasília. Mestrado em Ciência da Informação (2007), Universidade de Brasília. Graduação em Arquivologia (2003), Universidade de Brasília. Stage Technique Internationale d’Archives (STIA), Archives Nationales de France (2019).

andre
FORMAÇÃO
Pós-Doutorado na Universidade de Mannheim, Alemanha. (2014). Doutorado em Produção e Gestão da Informação (2005), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutorado-sanduíche em Linguística Computacional (2003-2004), Universität Giessen, Alemanha. Mestrado em Psicolinguística (1998), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduação em Letras  Português e Alemão (1994), Licenciatura, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Lattes
ORCID

cynthia
FORMAÇÃO
Pós-Doutorado na Universidad Complutense de Madrid (2020), Espanha. Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento (2007), Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestrado em História do Brasil (1998), Universidade Federal do Paraná (UFPR). Notória especialização em Gestão Documental (1999), Associação dos Arquivistas Brasileiros (AAB). Graduação em História (1988), Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Lattes
ORCID

darci
FORMAÇÃO
Doutorado em História Social (2003), Universidade de São Paulo (USP). Especialização em Organização de Arquivos (1993), Universidade de São Paulo (USP). Licenciatura em História (1993), Universidade de São Paulo (USP). Bacharelado em História (1991), Universidade de São Paulo (USP).

Lattes
ORCID

FORMAÇÃO
Doutorado em Ciência da Informação (2010), Universidade de Brasília (UnB). Doutorado Sanduíche (2009), Universidade do Porto (Portugal). Mestrado em Biblioteconomia e Documentação (1997), Universidade de Brasília (UnB). Graduação em Sociologia (1981), Universidade de Brasília (UnB).

Lattes
ORCID

eliane
FORMAÇÃO
Pós-Doutorado na Université de Paris (Paris X Nanterre) (2008-2009), França. Doutorado em História (1998), Université de Paris (Paris IV Sorbonne). Diplôme d’Études Approfondies (DEA) (1992), Université de Paris (Paris IV Sorbonne). Curso de Especialização em Arquivos (Arquivo Nacional do Brasil (1987). Mestrado em História (1990), Universidade de Brasília (UnB). Graduação (bacharelado) em História (1982), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/ SP).

Lattes
ORCID

ivette
FORMAÇÃO
Especialista em Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas (2019), Projeto Cooperação, Universidade da Paz – UNIPAZ – Universidade Paulista – UNIP. Doutorado em Ciência da Informação (2004), Universidade de Brasília (UnB). Mestrado em Informática (2000), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Especialista em Práticas Audiovisuais (1998), Universidade del Valle, Colômbia. Graduação em Engenharia de Sistemas (1990), Universidade Autônoma de Manizales, Colômbia

Lattes
ORCID

katia
FORMAÇÃO
Doutorado em Archivos y Bibliotecas en el entorno digital (2010), Universidad Carlos III, Espanha. Curso Los Servicios Documentales de los Parlamentos: nuevas necesidades y propuestas, Fundación Centro de Educación a Distancia para el Desarrollo Económico y Tecnológico (2005). Mestrado em Memória Social e Documentos (1993), Universidade Federal Estadual do Rio de Janeiro (Uni-Rio). Graduação em Arquivologia (1983), Universidade Federal Fluminense (UFF).

Lattes
ORCID


FORMAÇÃO
Pós-Doutorado (2017) pela Universitat Jaume I, Espanha. Doutorado em Ciência da Informação (2010), Universidade de Brasília (UnB) e Université du Sud Toulon-Var em regime de cotutela. Especialização em Inteligência Competitiva (2001), Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Mestrado em Biblioteconomia e Documentação (1997), Universidade de Brasília (UnB). Graduação em Engenharia Mecânica (1990), Universidade de Brasília (UnB).

Lattes
ORCID


Desde 2006, professora da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília (UnB), Brasil. Coordenadora do curso de Arquivologia da UnB (2023-2025). Membro internacional do Conselho Editorial da revista The American Archivist, da Sociedade Americana de Arquivistas (SAA). Investigadora associada do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP) da Guiné-Bissau desde 2021. Investigadora do Centro de Estudos Sociais Amílcar Cabral em Bissau, Guiné-Bissau (CESAC) de 2019 a 2020. Colaboradora do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM), unidade de I&D sediada na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal. Professora na Pós-Graduação do Institute of Library, Information and Archival Studies na National Chengchi University (NCCU), Taiwan de 2016 a 2018. Pós-doutorado em História Social na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro. Doutorado em Ciência da Informação na Universidade de Brasília (UnB). Mestrado em Ciência da Informação na UnB (2003). Mestrado em Interaction Design and Information Architecture pela University of Baltimore (UBalt), Baltimore, MD, Estados Unidos. Criou a Noção de Ramificação dos documentos arquivísticos em 2012. Estuda os arquivos tendo como perspectivas os contextos sociais, culturais e políticos, enquanto fatores influenciadores na idealização, criação, trajetória e formação de Políticas de Informação. Participa dos Grupos de Pesquisa certificados pelo CNPq: “Estado, Informação e Sociedade (EIS)”,”Fundamentos históricos, epistemológicos e teóricos da Arquivologia (FHETA)”, e “Entre informar, reter e conhecer: um estudo teórico-metodológico sobre documentos sensíveis em instituições arquivísticas”. Possui experiência em trabalhos relacionadas à Administração: Avaliação, Memória Institucional, Gestão de Conhecimento e Gerenciamento de Conflitos.

Lattes
ORCID

renato
FORMAÇÃO
Doutorado em História Social (2005), Universidade de São Paulo (USP). Mestrado em Biblioteconomia e Documentação (1995), Universidade de Brasília (UnB). Especialização em Organização de Arquivos (1992), Universidade de São Paulo (USP). Graduação em História (1990), Universidade de Brasília (UnB).

Lattes
ORCID

rogerio
FORMAÇÃO
Doutorado em Ciência da Informação (2005), Universidade de Brasília (UnB). Mestrado em Ciência da Informação (1998), Universidade de Brasília (UnB). Graduação em Biblioteconomia e Documentação (1991), Universidade de Brasília (UnB).

Lattes
ORCID

Professor assistente do curso de graduação em Arquivologia na Universidade de Brasília (UnB), membro do Conselho da Faculdade de Ciência da Informação e do Núcleo Docente Estruturante (NDE). Doutorando e mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Bacharel em Arquivologia pela mesma universidade. Recebeu o Prêmio Maria Odila Fonseca em 2021 (Categoria: Melhor Dissertação) pelo Arquivo Nacional. Tem experiência em gestão de documentos, classificação, organização de arquivos, transferência, recolhimento, indexação, digitalização e planejamento de bases de dados. No âmbito da pesquisa seus temas de interesse são: os fundamentos teóricos e epistemológicos da Arquivologia, história dos arquivos e da Arquivologia, classificação arquivística e Diplomática.

Acessar o conteúdo